Estréia no dia 5 de janeiro o seriado A Lei e O Crime, escrito por Marcílio Moraes e dirigido por Alexandre Avancini. No primeiro episódio, Nando (Ângelo Paes Leme) mata o sogro, Reinaldo (Nildo Parente) e passa a ser perseguido pelo cunhado, o policial Romero (Caio Junqueira). Paralelamente, há a história de Catarina (Francisca Queiroz), uma mulher da alta sociedade, que resolve ser delegada depois que seu pai é assassinado.
.
A TRAMA
Nando (Angelo Paes Leme) perdeu um ótimo emprego por causa de uma briga com um colega. A dificuldade financeira o obrigou a ir morar com a mulher e a filha pequena na casa do sogro. Seu Reinaldo (Roberto Frota), que nunca gostou do genro, não cansa de submetê-lo a humilhações, o que acaba por desembocar numa tragédia: Nando mata o pai da esposa e foge.
.
Romero (Caio Junqueira), o cunhado policial, jura vingança e sai ao seu encalço, ignorando as formalidades da lei. Nando chega numa favela no Rio de Janeiro em busca de um velho conhecido que tem envolvimento com o tráfico local e se emprega a serviço da bandidagem. Numa das primeiras ações que executa - roubar carros para um bonde - , depara-se com Catarina (Francisca Queiroz), mulher da alta sociedade, que está acompanhada do marido e do pai. Este, Alcebíades (Nildo Parente) tenta reagir e é morto por Nando.
.
Extremamente ligada ao pai, Catarina, rica de origem nobre por parte de mãe, depois de um período de depressão, toma uma decisão surpreendente. Faz concurso para delegada de polícia, o que gera um tenso conflito com o marido, a família e os amigos. Mas ela não muda de idéia, argumentando que se costuma dizer que a elite brasileira vive longe dos problemas do país: pois ela quer meter a mão na realidade que vitimou seu pai, por mais sórdida que seja. O marido, Renato (Eduardo Lago), não se conforma com a decisão da mulher, que considera um rebaixamento para a família, e tenta por todos os meios minar a carreira dela. A esta altura, Romero perdeu o rastro do cunhado e desconfia que a irmã continua mantendo contato com o marido, o que o leva a vigiá-la 24 horas por dia. Olímpia (Raquel Nunes) fica sendo controlada pelo próprio irmão, mesmo assim consegue receber notícias do marido. O conflito familiar é quase insuportável. A mulher de Romero, Rosa (Gabriela Durlo), também hostiliza a cunhada todo o tempo, acusando-a de defender o assassino do próprio pai.
.
.
PERFIL DOS PERSONAGENS - primeiro e segundo episódio
.
1 - CATARINA LACLOS (FRANCISCA QUEIROZ) - Faixa dos 30 anos. Casada com RENATO. Elegante. Milionária, de família tradicional, freqüentadora da alta sociedade. Formada em direito, nunca exerceu a profissão, até se tornar delegada de polícia.
2 - RENATO (EDUARDO LAGO) -Advogado. Elegante, homem de sociedade. Marido de Catarina.
3 - MARIA JOANA (VALQUÍRIA RIBEIRO) - Secretária particular de Catarina e governanta da casa . Simples, discreta, elegante. É uma negra que trabalha com a família há mais de 20 anos e que, se tornou amiga e confidente de Catarina.
4 - ALCEBÍADES (NILDO PARENTE) - Pai de Catarina. Milionário. Homem de sociedade, sofisticado e elegante. (participação)
5 - IZAQUE (LUIZ CARLOS DE MORAES) - Motorista. Trabalhou para o pai dela e agora serve a Catarina. Homem de confiança, simples.
6 - NANDO (ÂNGELO PAES LEME) - Foi pára-quedista. Depois que deu baixa, não conseguiu se profissionalizar. Teve vários empregos e chegou a se meter com tráfico de drogas. Largou a marginalidade quando conheceu e se apaixonou por Olímpia. O casamento lhe trouxe maior tranqüilidade emocional e com isso maior estabilidade na vida. Mas o gênio impulsivo e mesmo agressivo nunca ajudou e acaba por levá-lo a ser tornar um grande bandido.
7 - OLÍMPIA (RAQUEL NUNES) - Mulher de Nando. Fiel ao marido mesmo depois do brutal assassinato que ele comete.
8 - SANDRINHA (LARISSA HENRIQUE) - Filha de Nando e Olímpia.
9 - ROMERO (CAIO JUNQUEIRA) - Inspetor de policia. Irmão de Olímpia. Truculento, ignorante, mas não burro, não distingue os interesses pessoais dos profissionais. Será o incansável perseguidor do cunhado.
10 - ROSA (GABRIELA DURLO) - Mulher de Romero. Prendas do lar, obedece cegamente ao marido.
11 - CELSO (RODRIGO COSTA) - 11 anos, filho de Romero e Rosa.
12 - LEANDRO (HEITOR MARTINEZ) - Inspetor de polícia. Bonitão, misterioso. Acusado de vários crimes, inclusive pedofilia. Ao longo da história revelará facetas inesperadas, tornando-se aliado de Catarina, e tentará provar que é vítima de uma monumental injustiça. Entre ele e Catarina existirá uma perigosa atração.
13 - ARI (KITO JUNQUEIRA) - Inspetor de polícia. Corrupto, violento e inescrupuloso. Ignorante mas extremamente perigoso.
14 - JUVENAL (MARCELO ESCOREL) - Mecânico. Primo de Nando. Homem simples e trabalhador. Será vítima da própria generosidade. (participação)
15 - LAURA (MARCELA MOURA) - Faixa dos 25 anos. Mulher de Juvenal. Mulher simples, do povo. (participação)
16 - VALDO (SILVIO GUINDANE). Paraplégico, anda de muletas. Faz a contabilidade do tráfico. Amigo de Nando. Boa praça mas capaz de crueldades e traições.
17 - REINALDO (ROBERTO FROTA) - Motorista de entregas. Pai de Olímpia e Romero, sogro de Nando. Homem do povo ignorante, bêbado e violento. (participação)
18 - LUÍSA (MARÍLIA BARBOSA) - Mulher de Reinaldo, mãe de Romero e Olímpia. Mulher do povo simples, perplexa diante da violência que a cerca, mas capaz de generosidade e gestos corajosos.
19 - EDSON (JONATHAN NOGUEIRA) - Inspetor de policia. Comparsa de Romero. (participação)
20 - CHULÉ (SÉRGIO HENRIQUE) - Traficante. (participação)
21 - JOSEFA (Adriana Prado) - Enfermeira. Melhor amiga de Olímpia. No passado, foi noiva de Romero. Por ficar solidária à amiga, sofrerá nas mãos de Romero.
22 - PATRÍCIA (GIULLIA BUSCACIO) - Filha de Leandro. Adora o pai, mas é obrigada a viver com a mãe. O pai, por ordem judicial, não pode se aproximar dela. Pai e filha se encontram clandestinamente, favorecidos por uma cunhada compreensiva. Patríca terá grande importância no desenrolar da história.
23 - CLARA (LÉA GARCIA) - Mãe de Valdo. Vendedora ambulante. Mulher do povo, sem noção de legalidade. Vive de acordo com as difíceis circunstâncias da sua vida. Acompanha o filho, com quem mora, mas não se mete diretamente com a bandidagem.
24 - ANDRÉ (FELIPE MARTINS) - Presidente da Associação dos Moradores. Homem simples do povo, honesto, trabalhador, sensato, procura contornar as dificuldades da convivência com traficantes e policiais.
25 - FEITOSA (JONAS BLOCH) - Deputado, comparsa de Renato. (participação)
26 - TIÃO MELECA (ANDRÉ RAMIRO) - Traficante. Homem de confiança de Nando.
27 - LACRAIA (ALINE BORGES) - Seu nome real é Maria do Socorro. Traficante, violenta na luta mas meiga nas relações pessoais. Será apaixonada por Nando, a quem serve cegamente.
28 - ARAUJO (ROGÉRIO BRITO) - Inspetor de polícia. Honesto mas limitado ao seu trabalho. Será fiel a Catarina.
29 - ORLANDO (DANIEL ANDRADE) - Inspetor de policia. Aquele tipo de policial que tenta circular entre os dois lados, sem se comprometer.
30 - CÍCERO (CHICO EXPEDITO) - Homem do povo. Miliciano. Rude, esperto e violento.
31 - JUSSARA (CRISTINA PEREIRA) - Mulher do povo, moradora da Favela da Alvorada. Trabalha no pequeno comércio. Pessoa honesta e trabalhadora, com liderança na comunidade.
32 - ANDERSON (CLÁUDIO GABRIEL) - Traficante. Violento mas limitado. Chefe do tráfico antes de Nando. (participação)
33 - BELISÁRIO (PAULO CARVALHO) - Delegado substituto. (participação)
34 - MARGARIDA (JULIANA TEIXEIRA) - Atendente na delegacia.
.
Imagem: Rede Record / Fonte: Rede Record
Um comentário:
SOU FÃ E AMIGO DA VALQUÍRIA!!!
ESTAREI TORCENDO POR ELA E PELO SERIADO!!
ABRAÇO!!
Postar um comentário