O garimpo de Serra Pelada no estado do Pará já foi o destino dos que sonhavam enriquecer com o ouro da maior mina a céu aberto do mundo. Mas veio a decadência e o metal precioso desapareceu.
.
Trinta anos depois da febre da descoberta, Serra Pelada ressurge com a notícia de que ainda existe ouro por lá, muito ouro. Contudo, agora retirá-lo é tarefa bem mais difícil.Nos trilhos do trem, nossa equipe refaz a trajetória de muitos garimpeiros até o coração da serra dos Carajás. Nas imagens do passado, o formigueiro humano de Serra Pelada, de onde se retirava ouro em
toneladas.Voltamos ao lugar próspero aonde cento e dez mil homens chegaram a viver em busca de ouro e aventura. Encontramos pobreza e abandono, uma serra pelada onde as pessoas se viram como podem.
.
O ouro que há em Serra Pelada está numa profundidade em que só pode ser extraído de forma mecanizada, por isso existe um acordo entre a cooperativa de garimpeiros e uma empresa mineradora canadense. Dessa forma, o local passa por uma retomada da exploração de ouro.
.
Veja em Serra Pelada, a vingança do ouro. A nova série especial do Jornal da Record, apresentado diariamente por Celso Freitas e Ana Paula Padrão.
.
Imagem: Rede Record / Fonte: Rede Record
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
''Serra Pelada, a vingança do ouro'' Reportagem especial no Jornal da Record
Postado por
BRAZIL
às
10:10:00
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário